Concurso vai eleger a Mais Prendada Prenda do Rodeio Internacional de Soledade

Assumir o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo pleno sucesso e divulgação do evento. Este será o compromisso de quem for eleita a Mais Prendada Prenda do Rodeio Internacional de Soledade, concurso criado pelo setor artístico e que objetiva valorizar e preservar as manifestações artísticas e culturais do regionalismo gaúcho.

Conforme o regulamento, para participar é necessário ser indicada por uma entidade tradicionalista filiada ao MTG, não podendo ser Prenda Regional, Estadual ou da CBTG. “Cada entidade poderá inscrever uma candidata, que deverá ser solteira e idade mínima de 17 anos”, salienta Maribel de Oliveira.

As participantes vão responder a uma prova escrita sobre a história e geografia do Rio Grande do Sul, assim como do folclore, tradição e tradicionalismo rio-grandense e história do Rodeio Internacional de Soledade, com valor de 45 pontos. Também terá prova artística e oral (desenvoltura e expressão), valendo 30 e 25 pontos, respectivamente.

O julgamento será realizado por uma comissão avaliadora, composta de até cinco integrantes, escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no meio cultural e artístico. A vencedora será detentora do título até o próximo concurso do Rodeio Internacional de Soledade, quando passará a faixa a sua sucessora.

A programação do concurso vai ocorrer no sábado, 15/2/2020, no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo. Já a entrega da faixa da Mais Prendada Prenda do 13º Rodeio Internacional de Soledade acontece durante o baile, com início a partir das 22h, no pavilhão 3, animado pelo grupo “Portal Gaúcho”. Mais informações podem ser acessadas no regulamento.