No final da tarde deste sábado, 17/02, durante o XV Rodeio Internacional de Soledade, um momento especial foi reservado para homenagear Vilson e Margarete Freitas, duas figuras emblemáticas do tradicionalismo local. A cerimônia aconteceu na cancha de laço e reuniu um grande número de pessoas, evidenciando o carinho e a admiração da comunidade pelo casal.

Com uma trajetória marcada pela dedicação à cultura gaúcha, Vilson e Margarete foram reconhecidos por suas contribuições significativas para o município de Soledade e para o movimento tradicionalista.

Vilson Silva de Freitas, nascido em 11/06/1945, e Margarete Lamaison de Freitas, nascida em 02/06/1952, têm sido presenças constantes nos eventos culturais e campeiros de Soledade. Pais de Marcus Vinícius, Gisele e Silvano, e avós de Pedro Vitor, Pablo Vicente, Vitor Hugo, Lucas, Arthur e Miguel, eles representam não apenas uma família, mas também um legado de amor e respeito pela tradição.

A trajetória de Vilson no tradicionalismo teve início no CTG Getúlio Vargas de Passo Fundo, onde participou ativamente de diversas atividades culturais e campeiras. Fundador do GAN Vaqueanos da Cultura, coordenador da 14ª RT e vereador, ele sempre esteve envolvido na promoção e valorização da cultura gaúcha em Soledade.

Margarete, por sua vez, cresceu em um ambiente onde a cultura campeira sempre foi venerada, e desde cedo foi influenciada pela tradição da família. Sua participação ativa no movimento tradicionalista e fundação do Núcleo de Cavaleiras Paladinas destacam seu compromisso em promover a participação feminina no tradicionalismo e realizar ações filantrópicas e sociais no município.

A homenagem ao casal Vilson e Margarete Freitas durante o XV Rodeio Internacional de Soledade é um testemunho do profundo reconhecimento e apreço da comunidade pela sua incansável dedicação e compromisso com a preservação da cultura gaúcha.

O XV Rodeio Internacional de Soledade encerra neste domingo, 18/02, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, com provas campeiras, artísticas, gineteadas, shows gratuitos e espaços comerciais e gastronômicos. O evento é uma realização da Aprosol com apoio da Prefeitura Municipal de Soledade.