O XV Rodeio Internacional de Soledade não apenas celebra a cultura gaúcha e as competições tradicionais, mas também se destaca por reconhecer figuras importantes que contribuem significativamente para o evento e a comunidade. Uma dessas figuras é Gustavo Moraes, narrador soledadense com 15 anos de carreira, cuja homenagem foi um dos pontos altos do rodeio.

Moraes foi especialmente lembrado por sua presença constante no rodeio ao longo dos anos e por sua dedicação à inclusão social, tema pelo qual se tornou defensor devido à experiência pessoal com seu filho, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em suas palavras, Guga, como é carinhosamente conhecido, destacou a importância dessa causa. “Ser homenageado aqui é uma honra imensa e mais do que isso, é uma oportunidade de falar sobre algo que vive no meu coração todos os dias. A inclusão social, especialmente para pessoas com TEA como meu filho, é fundamental. Quero que minha participação no rodeio sirva também como um lembrete de que todos temos um lugar na sociedade, o TEA não é contagioso, não passa num aperto de mão. Por isso façamos a diferença, não importa onde estejamos”.

Desde a noite de sexta-feira, 16/02, Moraes deu início à narração das provas campeiras do rodeio, demonstrando mais uma vez sua habilidade em envolver o público nas emoções do evento. Com o apoio de sua equipe, ele seguirá narrando até o encerramento no domingo, prometendo manter todos os presentes conectados a cada momento das competições.

O XV Rodeio Internacional de Soledade segue até domingo, 18/02, com provas campeiras, artísticas, gineteadas, shows gratuitos e espaços comerciais e gastronômicos. O evento é uma realização da Aprosol com apoio da Prefeitura Municipal de Soledade.