No final da tarde desta sexta-feira, 16/02, a cancha de laço do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz foi palco para a abertura oficial do XV Rodeio Internacional de Soledade. A cerimônia contou com a presença de figuras importantes do tradicionalismo, autoridades municipais, organizadores, apoiadores do evento e público em geral.

A solenidade foi enriquecida pela entrada dos patrões das entidades tradicionalistas de Soledade, acompanhados pelas prendas com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Soledade, simbolizando a fé e proteção.

Gustavo Morais, conhecido como Guga e um dos narradores do evento, além de fazer uma bela reflexão quanto a importância da espiritualidade em meio à prática de rodeios, também destacou o respeito da inclusão. “É fundamental que todos se sintam acolhidos aqui, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou Guga.

Marilda Borges Corbelini, prefeita de Soledade, expressou sua admiração pelo evento. “É uma honra para nossa cidade sediar a 15ª edição deste grandioso rodeio. Parabenizo todos que contribuíram para sua realização”, destacou a prefeita.

André Pedrassani, coordenador do evento, emocionou-se ao falar do esforço coletivo. “Ver a comunidade e os organizadores unidos por este rodeio é verdadeiramente inspirador”, disse Pedrassani, evidenciando o comprometimento e a paixão dos envolvidos.

A cerimônia de abertura também homenageou os competidores das 43 seleções municipais inscritas no evento, preparando o terreno para as competições que seguem. Vitor César, encerrando a cerimônia, prestou homenagem a Gustavo Morais, reafirmando a camaradagem que define o espírito do rodeio.

O XV Rodeio Internacional de Soledade segue até domingo, 18/02, com provas campeiras, artísticas, gineteadas, shows gratuitos e espaços comerciais e gastronômicos. O evento é uma realização da Aprosol com apoio da Prefeitura Municipal de Soledade.