Provas do concurso Mais Prendada Prenda do Rodeio aconteceu neste sábado (15)

O concurso que vai eleger a Mais Prendada Prenda do XIII Rodeio Internacional de Soledade teve as provas escrita e artística realizada neste sábado, 15/2. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e preservar as manifestações artísticas e culturais do regionalismo gaúcho. A entrega da faixa para vencedora vai acontecer durante o baile animado pelo Grupo Portal Gaúcho.

De acordo com Maribel de Oliveira, apenas uma candidata se inscreveu. “Acreditamos que a baixa procura seja em razão da idade mínima exigida, que era de 17 anos, onde geralmente nesta etapa as meninas iniciam a faculdade, assim como tem outros objetivos de vida. Para o próximo ano reveremos este quesito”, disse.

O cronograma do concurso seguiu os moldes de como era realizado antigamente. Houve a prova escrita sobre a história e geografia do Rio Grande do Sul, assim como do folclore, tradição e tradicionalismo rio-grandense e história do Rodeio Internacional de Soledade, com valor de 45 pontos.

Provas do concurso Mais Prendada Prenda do Rodeio aconteceu neste sábado (15)

Também houve a prova oral, onde a candidata teve que falar sobre um dos cinco temas: importância do voluntariado; a importância da prenda no tradicionalismo; o jovem e o tradicionalismo; unindo gerações para construir o amanhã; eventos tradicionalistas e o turismo: como podemos movimentar a economia dos locais que visitamos.

Por fim, aconteceu a prova artística, onde a candidata poderia escolher entre cantar, declamar ou tocar um instrumento, posteriormente dançar uma dança tradicional e outra de salão. A comissão julgadora era formada por Rogério Bastos, Liliane Bastos e a 1ª Prenda da 14ª Região Tradicionalista, Nadina Klein.

A inscrita é Elaine Bona da Silva Freitas, de Soledade, que agora terá o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo pleno sucesso e divulgação do evento. “Também vai movimentar a parte cultural e artística do rodeio, bem como trazer ideias para as próximas edições”, finaliza Maribel.