Gineteadas integram a programação do Rodeio Internacional de Soledade

As habilidades dos ginetes vão ser demonstradas e avaliadas durante o XI Rodeio Internacional de Soledade. Diferente dos anos anteriores, onde aconteciam apenas demonstrações de gineteadas, para esta edição também serão realizadas provas, onde os três melhores vão ganhar premiação em dinheiro.

De acordo com Leonardo Sampaio, na sexta-feira, 9/2, acontece a etapa classificatória, com a final ocorrendo no sábado (10). “Teremos a participação de aproximadamente 25 ginetes que vem de cidades como Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Marau, Caxias do Sul, Lavras do Sul, além da presença internacional, de pessoas vindas, por exemplo, da Argentina”, adiantou.

Ele comenta que vai acontecer uma monta especial, quando a soledadense Kauana Nascimento vai estrear no lombo do cavalo. “Com certeza vai demonstrar a destreza da mulher gaúcha ao montar o Mitay, um animal que vem se destacando pelo seu porte pequeno e saltos diferenciados”, salientou.

Outro destaque que Leonardo faz é da presença, pela primeira vez no Brasil, de um dos mais importantes ginetes da atualidade na Argentina, Diego Ernesto Perdomo, diretamente de San Jose de Feliciano. “Também teremos a participação de renomados ginetes brasileiros, que já representaram o país em rodeios na América Latina”, observou.

Além das provas, também haverá apresentações de montarias chamadas de boca atada, que são o basto aberto, gurupa sureña e pelo. “As duas primeiras são montas muito atrativas, com manobras e estilos bem diferenciados, que com certeza chamam a atenção do público que assiste”, explicou.

Leonardo diz ser importante fazer uma ressalva. “Os animais que participam de gineteadas trabalham, no máximo, 16 segundos por final de semana, e são criados para esta finalidade, uma vez que não se deixam montar. Então é importante salientar que estes cavalos não são maltratados, são muito bem alimentados”, finalizou.

O XI Rodeio Internacional de Soledade acontece de 8 a 11 de fevereiro de 2018, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. A programação inclui provas artísticas e campeiras, com mais de R$ 80 mil em prêmios, além de shows e bailes.